quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

4 curtas-metragens de Manoel de Oliveira: O velho do Restelo ; Douro, Faina Fluvial ; O pintor e a cidade ; Painéis de São Vicente de Fora - Visão Poética


[Exclusivo Cinema Ideal]

O velho do Restelo (2014)

Sinopse: Um mergulho livre e sem esperança na História tal qual como a conhecemos, como um sedimento fértil. Num banco do século XXI são reunidos Dom Quixote, o poeta Luís Vaz de Camões e os escritores Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco. Juntos, levados pelos movimentos telúricos do pensamento, eles deambulam entre o passado e o presente, derrotas e glórias, vacuidade e alienação, em busca da inacessível estrela.

Painéis de São Vicente de Fora - Visão Poética (2010)

Sinopse: As figuras dos famosos painéis de São Vicente de Fora animam-se para discutir temas pungentes como a guerra e a paz.

O pintor e a cidade (1956)

Sinopse: O pintor deambula pelas ruas do Porto e representa nas suas aguarelas aquilo que vai observando: os prédios, as crianças, as pessoas que se deslocam entre casa e trabalho, o bulício da cidade...

Douro, Faina Fluvial (1931)

Sinopse: A azáfama da zona ribeirinha da cidade do Porto é ilustrada tendo o rio Douro como personagem central, como pano de fundo. Homens, mulheres e crianças, gente humilde, agitam-se no confronto com ele, convergindo num só rosto. O retrato dentro de retrato dá-nos a ver o lugar no tempo e o seu ambiente humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário