Dez obras ímpares, que testemunham o génio e a humanidade de Roberto Rossellini, estarão em exibição exclusiva na Medeia Filmes, em Lisboa e no Porto, a partir de 25 de Março. “Roma, Cidade Aberta”, “Paisà – Libertação”, “Stromboli” ou “Viagem em Itália” são alguns dos filmes que poderão ser vistos em versões digitais e restauradas.
Roberto Rossellini é um dos maiores cineastas do Cinema mundial, figura de proa do neo-realismo italiano, que alcançou o sucesso depois da II Guerra Mundial ao assinar “Roma, Cidade Aberta”, que venceu o Grande Prémio do Festival de Cannes e foi nomeado para o Oscar de Melhor Argumento, “Paisà” ou “Alemanha, Ano Zero”.
O seu pai construiu o primeiro cinema de Roma, o Barberini, e o filho teve livre-trânsito para assistir a todos os filmes que quisesse. Rossellini casou quatro vezes, uma delas com a actriz Ingrid Bergman, que protagonizou alguns dos seus filmes mais emblemáticos.
A partir de 25 de Março, no Espaço Nimas, em Lisboa, e no Teatro Municipal . Campo Alegre, será possível ver ou rever os seguintes filmes em cópias digitais e restauradas:
- ROMA, CIDADE ABERTA (1945)
- PAISÀ – LIBERTAÇÃO (1946)
- ALEMANHA, ANO ZERO (1948)
- L’AMORE (1948)
- STROMBOLI (1950)
- LA MACCHINA AMMAZZACATTIVI (1952)
- O MEDO (1954)
- ÍNDIA (1958)
- LA FORZA E LA RAGIONE (1971)
Sem comentários:
Enviar um comentário